Tecnologia e Aprimoramento

Aprimoramento

Educação Continuada no AME IDOSO SUDESTE

A fim de desenvolver, atualizar, aperfeiçoar o conhecimento científico e prático, e garantir a manutenção do Modelo Assistencial de Enfermagem das Unidades Afiliadas, com prioridade na segurança do paciente, adota-se uma metodologia pautada no ensino de adultos. Entre as estratégias de ensino, destacam-se: a Simulação Realística, a Gamificação e a discussão de cases, com importantes retornos de aprendizagem percebidos pela instituição.

Dentre as quais destacam-se:

Desenvolvimento do capital humano

Simulações de situações do cotidiano profissional dos colaboradores têm sido realizadas com frequência tanto para o alinhamento dos processos, melhoraria da qualidade assistencial, quanto para o desenvolvimento do capital humano.

Além das simulações realísticas, jogos, dinâmicas e competições são adotadas com a finalidade de desenvolver competências, implantar e realizar a manutenção de protocolos institucionais.

Recrutamento e Seleção

Recrutamento e a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, formação e outros). Pode acontecer em duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.

Recrutamento interno: Divulgação da vaga aos colaboradores que já atuam na organização oferecendo a possibilidade de promoção ou transferência.

Recrutamento externo: Divulgação da vaga ao público em geral, por meio de internet, jornais, abertura para a participação da comunidade em geral.

O processo de Seleção de Pessoal é realizado em parceria com o setor de Recursos Humanos.

A entrevista é pautada na avaliação de competências profissionais, para este processo espera que haja assertividade e eficácia na contratação, atendendo as necessidades da instituição e a diminuição da rotatividade dos colaboradores a fim de manter a qualidade da assistência de enfermagem.

Integração dos novos colaboradores

Com foco na busca pela melhoria contínua e na segurança do paciente são realizadas: apresentação de matérias institucionais; uso de vídeos educativos; discussão de textos e dinâmicas para os colaboradores recém-contratados. Neste momento é esperado o nivelamento do conhecimento técnico dos profissionais para garantia da continuidade do modelo assistencial.