Imagem

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para diversas patologias, em que é possível visualizar com detalhes os ossos e os órgãos internos do corpo humano. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.

 

Ultrassonografia

No exame de Ultrassonografia, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, é possível a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen (por exemplo, rins, fígado e pâncreas), assim como estruturas de localização superficial (glândula tireoide, articulações, olhos, pele, etc).

Como é realizado: na região a ser visualizada, é aplicado um produto em gel, atóxico; a seguir, o profissional médico especialista utilizará um aparelho, chamado de transdutor, que permitirá formar imagens da região do corpo examinada.

Ecocardiograma ou Ecocardiografia

O exame de ecocardiograma ou ecocardiografia é um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar alterações de suas estruturas, as câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e artéria aorta), permitindo, também, medir o fluxo de sangue que passa pelas válvulas e vasos do coração.

Uma forma mais simples de definição do exame é compará-lo a um exame de ultrassonografia, porém do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é realizado: semelhantemente ao exame de ultrassonografia, é aplicado um produto em gel, atóxico, na região do tórax (“peito”); a seguir, o profissional médico especialista utilizará um aparelho, chamado de transdutor, que permitirá formar imagens da região do coração a ser analisada.

Radiologia

São exames complementares necessários para auxiliar na avaliação dos pacientes, em que é possível visualizar, com detalhes, as partes ósseas e demais órgãos do corpo humano.

Raios – X

O exame de Radiografia (ou Raios-X) consiste na emissão de radiações que, ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano.

Como é realizado:É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo e serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas.

Pelo uso de radiação ionizante, esta modalidade de exame não pode ser realizada por gestantes. Assim, na suspeita de gestação, a paciente deve informar o fato para a equipe de profissionais que lhe presta assistência.

Endoscopia

O exame de Endoscopia Digestiva Alta faz parte do grupo de exames complementares solicitados para avaliar os pacientes com fatores de risco para doenças gastrointestinais. Além de fornecer diagnóstico, este exame também são empregados como tratamento; a Endoscopia Digestiva Alta (EDA), por exemplo, pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como a dilatação de áreas estreitadas, interrupção de sangramento de úlceras, oclusão de varizes no esôfago e a retirada de tumores.

No AME IDOSO SUDESTE, os exames disponibilizados são:

Endoscopia Digestiva Alta (EDA),

Como é realizado: O exame é realizado com a introdução de tubos flexíveis pela boca (EDA) em que o paciente deita em uma maca e recebe medicamentos sedativos e analgésicos.