Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades possam causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo do Ambulatório.

Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.

Você também é responsável pela preservação da vida!

Escolha o destino do seu lixo, ou melhor, de seu planeta dentro de sua casa e de seu ambiente de trabalho.

 

O AME IDOSO SUDESTE possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação,

– Armazenamento,

– Acondicionamento,

– Transporte temporário,

– Identificação,

– Tratamento interno e externo,

– Coleta,

– Disposição final,

recicle

O AME IDOSO SUDESTE, como os demais Serviços de Saúde, gera resíduos. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o armazenamento e descarte dos resíduos gerados.

Pela importância desses resíduos, o AME IDOSO SUDESTE investe em treinamentos dos colaboradores, para o descarte adequado e a correta coleta dos resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI).  A destinação final dos resíduos e a incineração em local licenciado pelo Órgão Ambiental.

O AME IDOSO SUDESTE realiza campanhas internas para a conscientização dos pacientes e colaboradores, quanto ao uso racional de água e energia, com a adoção das seguintes boas práticas: rotinas de inspeção do uso do ar condicionado e de verificação de luz acesa, aquisição de equipamentos mais eficientes, como torneiras com temporizador e vasos sanitários com caixa acoplada, utilização de lâmpadas fluorescentes, entre outras medidas.

Preocupado com o bem-estar dos pacientes e colaboradores e buscando conscientizar a todos sobre os impactos ambientais decorrentes das atividades assistenciais, o AME IDOS SUDESTE, organiza e promove, anualmente, a Semana do Meio Ambiente, com a realização de palestras educativas que proporcionem reflexão sobre sustentabilidade, integrando todas as áreas, permitindo a troca de experiências e evidenciando a abrangência do tema, proporcionando espaço participativo para o desenvolvimento de diversas atividades.

É a ação de separar o lixo na fonte geradora, de acordo com o tipo de resíduo. Cada tipo de resíduo tem coleta, descarte e destinação corretos. A ação de coleta seletiva auxilia na formação de novos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, e essa percepção é vista a partir do momento em que cada colaborador descarta os resíduos gerados em seus correspondentes recipientes.

No AME IDOSO SUDESTE, a coleta seletiva é realizada em todos os Setores, em recipientes apropriados e identificados para cada tipo de resíduo gerado, como: resíduo comum (orgânico), resíduo reciclável (papéis, metais e plásticos) e resíduo infectante.