Reabilitação

A equipe de Reabilitação do Hospital Estadual de Diadema desenvolve um trabalho multidisciplinar composta por fisiatras, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais interagindo com outros grupos de atendimento, possibilitando adequar distúrbios funcionais.

A reabilitação é um processo global e dinâmico orientado para a recuperação física e psicológica da pessoa portadora de deficiência, tendo em vista a sua reintegração social.Está associada a um conceito mais amplo de saúde, incorporando o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito.

Para uma plena realização, as ações de reabilitação devem abranger, além do âmbito biopsicossocial, campos complementares, como a saúde, a educação, a formação, o emprego, a segurança social, o controle ambiental, o lazer, entre outros.

Doenças crônicas – Nas sociedades modernas, a melhoria das condições de vida, os avanços médico-cirúrgicos e a promoção e a generalização dos cuidados de saúde levaram ao aumento da longevidade e, como tal, ao progressivo crescimento do número de idosos. Paradoxalmente, ampliou-se, com o aumento da esperança de vida, o número de doenças crônicas, frequentemente incapacitantes.

Sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto – Os progressos da medicina na proteção materna e infantil permitem, hoje em dia, por seu turno, salvar crianças que sobrevivem com graves sequelas neurológicas ou outras lesões.

Acidentes de trânsito e de trabalho – A evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficientes, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idades cada vez mais jovens e produtivas.

Para o agendamento da primeira consulta com o fisiatra, o usuário deverá dirigir-se à UBS próxima a sua residência e o retorno é agendado no Hospital conforme pedido médico. Para realização de terapias, o encaminhamento é feito pelo fisiatra no dia da consulta.